Atitudes sustentáveis podem preservar o meio ambiente!

O ritmo desenfreado de produção, a necessidade de ”ter para ser”, compras
aceleradas e sem nenhuma conscientização. Este é o caminho que a humanidade vem percorrendo. Para uma sociedade cada vez mais consumista, é preciso refletir:
você faz o consumo responsável pensando nos impactos ambientais?

É real! O planeta precisa de um STOP. Embora alguns especialistas confirmem a impossibilidade de acabar com o planeta tão rápido, precisamos entender que certos hábitos esgotam recursos naturais. O capital faz com que a sociedade da abundância se contraponha à sociedade da escassez, tornando-se urgente a educação ambiental e a diminuição das demandas de produção e de consumo.

As relações sociais e mercadológicas mudaram ao longo do tempo. Antigamente tínhamos poucas mercadorias aliada a poucos concorrentes, já nos dias de hoje, temos milhares de opções e muitas ofertas. Essa ação está imensamente relacionada com a alta produção e competitividade de mercado. Quanto mais tecnologia, mais informação, mais produção e mais carência de recursos naturais causadas por ações antrópicas.

Pensando na atuação do homem pela busca veloz do desenvolvimento, listamos cinco ações a fim de estimular uma melhora diária e significativa para o nosso planeta. Elas podem ajudar o meio ambiente e não tem nenhuma burocracia para evitar fazê-las. Simples, fáceis e práticas!

Evite jogar comida fora

Coloque no seu prato apenas o que você tem certeza que vai comer! Evite comprar alimentos em excesso. Menos é mais!

Separe o lixo

Comece pelo mais simples. De início, separe apenas os lixos orgânicos dos lixos recicláveis, já será um bom começo.

Use sacolas retornáveis

O uso de sacolas plásticas está diretamente relacionado ao consumo e não pode ser separado dele. Então, por que não usar algo mais eficaz para o planeta? Quanto menos plástico, mais vida!

Diminua o consumo de energia.

Sabemos que o Home Office veio para ficar, mas ainda é possível reduzir a quantidade de energia que ele gasta na sua rotina interna. Tome banhos mais curtos, procure deixar o celular totalmente carregado, evitando assim o uso quase ininterrupto de plugues e também desligue as lâmpadas em ambientes onde não haja ninguém. Aos poucos vamos chegando!

Torne sua alimentação mais saudável

Quanto menos consumo de produtos industrializados, mais estaremos fortalecendo o comércio local e também produção em escala reduzida de alimentos.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Incentive a reflexão sobre os exageros no consumo. Seja mais consciente para um futuro melhor para você e todos ao seu redor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fala com nossas psicólogas especialistas

Por que mudamos tanto durante o nosso período? As emoções sempre têm algo a nos dizer. E está tudo bem se sentir Alegre, Emocionada, Triste, Ansiosa
Preencha aqui os seus dados para ficar em contato e agendar a sua consulta